• Subcribe to Our RSS Feed

Matarandiba e suas manifestações culturais

Matarandiba é uma localidade situada na baía de Todos os Santos, a oeste da contra-costa da ilha de Itaparica, no Município de Vera Cruz-Bahia.

De característica simples e artesanal, a comunidade de Matarandiba sobrevive basicamente da pesca de peixe, feita pelos homens, e da de mariscos, pelas mulheres.

O trabalho é árduo, desprovido de qualquer tecnologia. As canoas e redes são as suas principais ferramentas. Os alimentos, extraídos do mar calmo de águas claras, após horas e horas de trabalho embaixo de sol quente e chuva, são vendidos principalmente dentro do próprio povoado a preços muito abaixo do mercado e revendidos mais tarde para outras pessoas que os comercializam por um preço maior na capital. Apesar da falta de incentivo e desvalorização da mão de obra local, da ausência de recursos financeiros e do baixo poder aquisitivo desses moradores, o interesse pelo desenvolvimento e preservação da sua cultura mantêm-se vivo.

Matarandiba é uma comunidade muito rica em manifestações de cultura popular e essas têm uma importância muito grande para o desenvolvimento cultural, econômico e social da comunidade. Algumas dessas manifestações têm origem há mais de 100 anos e encontravam-se esquecidas ou enfraquecidas e foram resgatadas com muito esforço pela comunidade em razão, sobretudo, da falta de recursos para sua manutenção. Acrescenta-se a isso o fato da comunidade ter permanecido durante muito tempo sem iniciativas de natureza associativa voltadas ao fomento da cultura local.

%d blogueiros curtiram isso: