• Subcribe to Our RSS Feed

Criação da ASCOMAT

A criação da Associação Sociocultural de Matarandiba – ASCOMAT é um reflexo da mobilização da comunidade em relação ao fortalecimento da identidade da cultura local. A associação tem como objetivo promover eventos ligados à cultura, ao esporte, à educação e ao lazer, bem como consolidar um espaço associativo que lute pela preservação das tradições locais e promova novas iniciativas que possam angariar apoios e captar recursos para a sustentabilidade de suas ações.

São exemplos da riqueza cultural de Matarandiba o Terno das Flores, o Boi Estrela, o São Gonçalo, os Sambas de Roda adulto e mirim, o teatro popular do Zé de Vale, o Aruê, a Festa de Santo Amaro, a Lavagem do Cruzeiro, o Presente dos Pescadores, a Lavagem da Fonte, a Santa Mazorra, a Corrida de Canoa e a Gincana Educacional dentre outras.

A ASCOMAT acredita no caráter transformador da cultura em um determinado território e entende que para atingir esse objetivo é necessário promover a mobilização e a união da comunidade através do diálogo entre a população mais velha e os jovens. É nesse sentido que as suas iniciativas estão voltadas também para a capacitação técnica e artística, a transmissão dos saberes e fazeres populares e o envolvimento dos jovens na produção dos eventos culturais.

Atualmente, a grande maioria dos sócios participam das manifestações culturais e outras atividades promovidas pela associação, sendo eles crianças, jovens, adultos e idosos. . Fomentar o interesse e a participação dessas pessoas é um esforço pela continuidade dessas manifestações entre as diversas gerações, contribuindo também para a elevação da auto-estima e valorização da cultura popular.

%d blogueiros curtiram isso: