• Subcribe to Our RSS Feed

Projetos

Ponto de Leitura Tia Dazinha

O Ponto criado em 2011, tem como base o trabalho com crianças e jovens a partir da leitura e da escrita. Realiza atividades como: contação de histórias, rodas de leituras, brincadeiras, teatro, além de intercâmbios com brincantes, palhaços, etc. Realiza ainda formação com os agentes de leitura, e tem proporcionado a comunidade um maior contato com a leitura e escrita.

Ponto de Memória Tia Dina

Projeto da ASCOMAT aprovado pelo edital do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) do Ministério da Cultura. Oferece oficinas de: memória social, patrimônio cultural, registro audiovisual e conservação do acervo, com a participação da comunidade no intuito de formar agentes de memória para dar continuidade ao processo de resgate e preservação da memória. Realizou visitas museais ao Museu de Arte da Bahia e a Caixa Cultural. Hoje o projetto possui um acervo com intuitto de transformá-lo em  museu comunitário, vivo e dinâmico, que promova uma aproximação com a comunidade através de atividades, oficinas e intercâmbios com outras experiências museais feita pelos participantes das oficinas. Transformando a vila em um museu a céu aberto.

 

Projeto “Matarandiba de Vento em Popa” 

O projeto tem como objetivo viabilizar, a partir da Associação Sócia Cultural de Matarandiba (ASCOMAT), iniciativas educacionais, culurais, ambientais e laborais de longa duração dentro da comunidade de Matarandiba. Denttre os objetivos específicos:

a) fundar a Escola Popular de Artes da ASCOMAT

b)fomentar o esporte em Matarandiba

c)Incentivar a preservação ambiental na ilha

d)promover a valorização da pesca e mariscagem enquanto atividades laborais tradicionais.

%d blogueiros curtiram isso: